Acesso aos vales relativos aos manuais escolares 2021-2022
A partir do dia 16 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:
1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
2º Ciclo: 6º ano;
3º Ciclo: 8º e 9º anos;
Secundário: 11º e 12º anos.
A partir do dia 23 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:
1º Ciclo: 1º ano;
2º Ciclo: 5º ano;
3º Ciclo: 7º ano;
Secundário: 10º ano.
Para ter acesso aos vales é necessário o registo na Plataforma Mega e a escola tem de ter o número de contribuinte dos encarregados de educação para que os vales sejam atribuídos.
Os alunos do 1.º ciclo não têm de devolver os manuais por estes livros, que têm exercícios, recortes, pinturas e colagens, não permitirem que sejam reutilizados.
Mais informações:
Informação de final de ano letivo
Informamos a toda a Comunidade Educativa que o encerramento do ano letivo 2020/2021 se realizará no próximo dia 8 de julho.
Dando continuidade à iniciativa, Escola Solidária, vimos informar que o serviço de refeições irá ser disponibilizado (almoço e lanche), durante interrupção letiva do verão (de 9 de julho a 31 de agosto de 2021) e durante a interrupção letiva em setembro, antes do início das aulas (de 1 de setembro até ao último dia útil de férias antes do início do ano letivo), de forma a garantir que todos os alunos do 1.º CEB e crianças do JI (não inscritas na AAAF), tenham acesso à refeição de almoço nutricionalmente equilibrada e aos preços praticados durante o corrente ano letivo.
Informamos os Encarregados de Educação que demostrem interesse em concorrer ao ASE a necessidade de entregarem o documento da Segurança Social relativo ao ASE (escalões A, B e C) onde consta o escalão do Abono de Família. O documento pode ser entregue no momento da entrega da avaliação.
Avisam-se os Encarregados de Educação que a entrega dos Registos de Avaliação referentes ao 3º Período e a Renovação da Matrícula irá realizar-se presencialmente nos seguintes dias e horários:
Seguindo as regras habituais sugeridas pela DGS, venho deste modo apelar à vossa compreensão para que a entrega dos documentos seja realizada nos seguintes moldes:
O uso de máscara é obrigatório, assim como a desinfeção das mãos à entrada da escola;
Deve-se respeitar a distância mínima de 2 m;
Estarão disponíveis as salas com acesso pelo recreio devidamente identificadas;
Dentro das salas só é permitido a permanência de um Encarregado de Educação;
Os Encarregados de Educação deverão esperar a sua vez no recreio.
Os documentos a levar para a renovação da matrícula são:
Aluno – fotocópia do cartão de cidadão atualizado.
Encarregado de Educação – fotocópia do cartão de cidadão atualizado, caso se candidatem ao ASE (Ação Social Escolar) deverão trazer uma fotocópia da Declaração da Segurança Social.
Na escola deverão preencher a ficha de caraterização individual da CMP para as refeições e AEC assim como confirmar ficha de identificação do aluno (a fornecer pela professora).
No caso dos alunos que irão frequentar o 5º ano para outro Agrupamento, o processo é feito pelos Encarregados de Educação através do Portal das Matriculas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home
Solicita-se a maior brevidade possível neste processo a fim de evitar ajuntamentos.
Pré-Aviso de Greve - 17 de maio
convocatória para a Assembleia Geral do Agrupamento Manoel Oliveira
Informam-se os Encarregados de Educação que:
Divulgamos convocatória para a Assembleia Geral do Agrupamento Manoel Oliveira.
Apelamos à participação de todos os Pais e Encarregados de Educação!
Trata-se de um excelente momento para, como Pais e Encarregados de Educação, intervirmos nos assuntos da escola dos nossos filhos em prol de uma escola melhor!
Assembleia Geral a realizar-se no dia 29 de abril, pelas 18:00, na sede do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, sita na Rua Robert Auzelle, nº 134
“Na Escola como em Casa há um lugar que é dos Pais!”
CONFAP
AVISO Interrupção de circulação entre o dia 26 a 30 de Abril
Informam-se os Encarregados de Educação que:
Interrupção de circulação na Rua Correia de Sá entre o dia 26 a 30 de Abril para
realização de trabalhos na rua.
Informaçao Máscaras
Informam-se os Encarregados de Educação que:
Na segunda-feira, dia 5 de abril, a escola irá distribuir um pack composto por 3 máscaras reutilizáveis (50 lavagens) a cada aluno.
A direção do agrupamento juntamente com a coordenação da escola relembra que o uso das máscaras não é obrigatório às crianças com idade inferior a 10 anos, mas aconselhável para garantir a segurança e proteção de toda a comunidade educativa. Ao proteger-se está a proteger o próximo.
Muita saúde, sempre em segurança, atenciosamente
A coordenadora
Filipa Monteiro
Mensagem da Coordenadora Filipa
Informam-se os Encarregados de Educação que:
A interrupção letiva da Páscoa será entre o dia 26 de março ao dia 4 de abril,
o terceiro período iniciará no dia 5 de abril.
Devido à situação que nos encontramos, a entrega dos registos de Avaliação referentes ao segundo período será enviada por email na primeira semana de abril.
Gostaria de agradecer, em nome da escola, todo o esforço e responsabilidade que demonstraram na gestão dos casos suspeitos e confirmados de Covid 19.
Na certeza que este compromisso se manterá, desejamos a toda a Comunidade Educativa os votos de uma Feliz Páscoa, sempre em segurança e com muita SAÚDE!
A coordenadora
Filipa Monteiro
aviso do retorno ao ensino presencial - 12 MARÇO
AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL DE OLIVEIRA
EB1 DA PONTE– ANO LETIV0 2020/2021
AVISO
Avisam-se a todos os Encarregados de Educação que por deliberação do Conselho de Ministros a 11 de março, a EB1 da Ponte retomará o ensino presencial no dia 15 de março.
A coordenação da escola informa que todas as medidas de prevenção diárias adotadas anteriormente serão continuadas e apela a todos os Encarregados de Educação, o uso das máscaras nos alunos para que este retorno à escola seja o mais seguro e prudente possível. Não sendo de caráter obrigatório, cabe-nos apelar para a máxima segurança de todos os que integram a comunidade educativa.
Com os melhores cumprimentos,
A coordenação de Escola
Reabertura da Escola da Ponte a 15 de Março
Esperamos que esta mensagem os vá encontrar bem e de saúde.
A notícia por todos aguardada finalmente chegou,...
De acordo com as orientações governamentais a Escola da Ponte reabrirá no próximo dia 15 de março, segunda-feira.
Esta reabertura foi planeada de forma cuidadosa, implementando as regras oficiais definidas, assegurando de uma forma rigorosa o cumprimento das normas de segurança sanitárias a serem seguidas pelas crianças e colaboradores.
Relembramos que deverão cumprir os procedimentos definidos.
Desejamos um regresso alegre e tranquilo!
A Associação de Pais da Escola da Ponte.
Comunicado sobre a Aposentação do Diretor de Agrupamento Prof. Arnaldo Lucas
Comunicado sobre a Aposentação do Diretor de Agrupamento Prof. Arnaldo Lucas
Agradecemos as responsabilidades assumidas, os desafios aceites e a dedicação, ao longo destes anos, ao Agrupamento Manoel de Oliveira e em particular, à Escola da Ponte. Desejamos um caminho tranquilo e sucesso nos novos desafios que lhe surjam.
A Associação de Pais da Escola da Ponte.
Aviso sobre o leite escolar - 15 Fevereiro 2021
AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL DE OLIVEIRA EB1 DA PONTE– ANO LETIV0 2020/2021
INFORMAÇÃO
Informam-se a todos os Encarregados de Educação que a escola, por deliberação do Delegado de Educação do Norte, fornecerá leite escolar em forma de cabaz (10 pacotes por aluno). Todos os interessados deverão comunicar à professora da turma. A entrega será feita em dia e hora a combinar na escola, mediante uma lista nominal.
Com os melhores cumprimentos,
A coordenação de Escola
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Comunicado - 5 Fevereiro 2021
AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL DE OLIVEIRA EB1 DA PONTE– ANO LETIV0 2020/2021
INFORMAÇÃO
Informam-se a todos os Encarregados de Educação que o ensino à distância se iniciará no próximo dia 8 de fevereiro, segunda-feira, através da plataforma digital MEET.
Cada professora criou uma turma com os seus alunos, no Classroom. Será através desta aplicação que terão acesso ao link da turma para as aulas síncronas.
Se não possui material tecnológico (PC/Tablet ou telemóvel) com acesso à internet que impossibilita o aluno das aulas síncronas, comunique à professora do seu educando.
Todas os alunos que beneficiam de Apoio Educativo ou de Educação Especial continuarão a usufruir deste apoio. Este está identificado no horário da turma.
Pedimos a sua atenção para o cumprimento das seguintes regras em vigor durante as aulas síncronas:
REGRAS DE FUCIONAMENTO DAS AULAS SÍNCRONAS:
1. Serão lecionadas via plataforma digital MEET com o professor da turma;
2. O aluno apenas necessita de um equipamento tecnológico (PC/Tablet ou
telemóvel) com acesso à internet;
3. O Professor fará a chamada no início e fim da aula síncrona, sendo registadas as faltas de presença e pontualidade;
4. No 1o ciclo, o Apoio Educativo será lecionado como aula síncrona, via plataforma digital, aos alunos que o frequentam desde o início do ano letivo;
5. Os alunos deverão manter as regras de comportamento, respeito e trabalho colaborativo nas aulas síncronas, isto é, mantem-se as normas de sala de aula física em ambiente web;
6. O vestuário deve ser condizente com a situação da aula síncrona;
7. Se possível, o aluno deve utilizar auscultadores para reduzir o barulho de fundo;
8. O aluno deve assegurar-se que tem o material necessário para cada aula sempre disponível (ex. manual, caderno diário, estojo...);
9. Os alunos não poderão filmar/gravar as aulas, em imagem ou áudio, nem as divulgar, em qualquer meio de comunicação, rede social ou sistema de partilha online;
10. TA- semanalmente o Professor Titular de Turma e de Inglês na aula síncrona/via email indicará as tarefas a realizar pelo Aluno nas horas de Trabalho Autónomo;
11. Os alunos deverão cumprir as datas de entrega/realização das tarefas atribuídas.
12. Os aspetos acima referidos serão considerados na avaliação do aluno.
Mais se informa que de acordo com comunicação da DGESTE o calendário escolar será adaptado e terá as seguintes alterações:
1 - Supressão da pausa letiva do Carnaval, prevista para 15, 16 e 17 de fevereiro.
2 - Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e termina a 1 de abril.
3 -Alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade
Em anexo, enviamos um guia de boas práticas para que as aulas online decorram da melhor forma possível e que todos entendam as regras que viabilizam o ensino @distância
Temos consciência do grande desafio que advém, esperamos contar com a vossa colaboração para colocá-lo em prática.
Com os melhores cumprimentos,
A coordenação de Escola
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Comunicado - 6 janeiro 2021
Novo Site!
Com uma nova imagem que inclui a mudança de logótipo e um novo site, a Associação apresenta-se de forma inovadora e comprometida com os grandes desafios para o futuro, aliando a nossa missão à comunicação e à funcionalidade.
Comunicado - Setembro 2020
Plano Atuação Desenvolvimento dos Regimes de Ensino-Aprendizagem do ano lectivo 2020-2021
INTRODUÇÃO
O ano letivo 2020/2021 irá decorrer em circunstâncias especiais decorrente da situação de pandemia da doença COVID 19.
A imprevisibilidade em que pode ocorrer o processo ensino-aprendizagem determina a adoção de medidas pedagógicas e organizacionais de caráter excecional.
O presente documento foi elaborado de acordo com as orientações definidas pelo Ministério da Educação para o próximo ano letivo enviadas às escolas em 03/07/2020. Tem ainda em consideração o documento “Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo 2020/2021” enviado em 12/08/2020.
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